6月27日付の朝日新聞社説欄の温暖化対策に関する記事を抜粋し、コメントをつけるとともに、以下にポルトガル語の訳を添付する。
ブラジル政府は地球温暖化問題に関して関心があるとは思えない。前回の大統領選挙終了後に当選した上院議員達が最初の国会に提出した議案が自分達の給料の引き上げなのだから、地球の将来などどうでもいいのである。だから、アマゾンの森林は政府の努力にも関わらず毎年伐採され、地球の温暖化に拍車をかけている。真面目な政治家が考えている唯一のことは、せいぜい高い安定した経済成長率の達成くらいなもので、これも次期選挙を見越してのことなのである。
ただ、真面目に考えていないのはブラジルだけではなく、インドや中国も同様だろう。なぜなら、国土と人口が大きく、資源に恵まれた国は自国内ですべて自給自足できるので、地球的視点で物事を考える必要がないのである。その最たる国がアメリカ合衆国で、それこそ自国の利益しか考えない帝国主義国アメリカが議定書を批准していない。
はっきり言って、資源がない日本くらいじゃないのだろうか?馬鹿真面目にこの問題を解決しようと努力しているのは。日本人はもっと悪知恵をつけるべきである。そうしないと今後国際社会で生き残っていけないと思う。
温暖化対策―途上国を巻き込む知恵を
中国の二酸化炭素(CO2)排出量が06年、米国を抜いて世界最大になった。そんな試算をオランダの調査機関が発表した。中国をはじめ、インドやブラジルなどの新興工業国を温暖化防止の枠組みにどのように取り込むか。この議論を早く詰めなくてはならない。
こうした国々は人口が多く、成長に伴ってCO2の排出量が急増すると予想される。2030年の排出量は、中国、インド両国だけで世界の3割を超えると国際機関は予測している。
先進国はこれまでの発展の過程で大量の温室効果ガスを出してきた。途上国も同じように発展する権利がある。だから、まず先進国側がより大きな責任を負うべきだ。こうした途上国側の言い分を京都議定書は受け入れ、先進国だけに排出削減義務を課した。
実際、1人あたりのCO2排出量では、中国は米国の5分の1、インドは19分の1しかない。先進国と同じ土俵で削減義務を言われても困る、という主張は分からないではない。
だが、地球温暖化の脅威は、そんな事情とは無関係に広がっていく。気候変動枠組み条約は、先進国と途上国が「共通だが、差異ある責任」を負うとしている。この途上国の責任をどのように具体化するか。それが「ポスト京都議定書」の枠組みづくりの大きな課題である。
とりわけ重要なのは新興工業国の取り組みだ。中国はこのところ、「ポスト京都」で応分の責任を果たす姿勢を見せている。地球環境への配慮なしに持続的な発展は望めない、との危機感があるのだろう。歓迎すべき動きだ。
私たちはさきに発表した「提言 日本の新戦略」の社説で、中国やインドなどに排出抑制の義務を負うよう促すのが日本の環境外交の役割だと主張した。
そのために、省エネ技術や公害対策で積極的に協力の手を差し伸べるべきだ。先進国と同じように「エネルギーがぶ飲み」の経済構造をつくる必要はない。最初から省エネ型の経済社会を建設するよう支援していく。それが中国などにとっても、地球にとっても利益になる。
政府の途上国援助(ODA)をこの面で有効に使いたい。技術の移転にあたっては、日本企業の知的財産権をきちんと守る仕組みも考えなければならない。
「ポスト京都」をめぐる論議は、この秋から本格化する。米国が主宰する国際会議を含め、先進国と主要途上国による協議が続き、年末には国連の気候変動枠組み条約締約国会議がインドネシアで開かれる。
少なくとも、中国など新興工業国が参加する形で排出を抑制、削減する枠組みを目指す。何らかの義務づけを考える。こうした基本については、年内に合意にこぎつけたい。
来年の洞爺湖サミットを価値あるものにするためにも、政府は途上国の参加を後押しするような知恵を出すべきだ。
Medida para aquecimento global
-envolvendo os países em vias de desenvolvimento
A quantia de emissão do dióxido de carbono da China ficou o maior no mundo em 2006 superando a dos Estados Unidos. A orgão holandesa de pesquisa apresentou essa estimativa. Como vai abordar a esquema de prevençao do aquecimento global pelos novos paises emergentes tais como China, India e Brasil. Nós precisamos lidar com esta questão rápido.
Preve-se que a quantidade de emissão do dióxido de carbono vai aumentar subitamente conforme o desenvolvimento, pois populações desses paises são bem maiores. Uma orgão internacional estima que a quanidade de emissão pela só China e Índia superará 30 % da quantidade total da emissão do mundo inteiro em 2030.
Os paises desenvolvidos vem emitindo gás em grande escala que tinha efeito estufa ao longo de desenvolvimento até agora.Os paises em vias de desenvolvimento também têm mesmo direito para se desenvolverem como paises desenvolvidos.Portano, os paises desenvolvidos devem tomar responsabilidades maiores em primeiro lugar. Aceitando uma desculpa tal dos paises em vias de desenvolvimento, o protocolo de Quioto impôs a obrigação de corte da emissão de gás apénas aos paises desenvolvidos.
Na verdade, a quantidade de emissão do dióxido de carbono por pessoa na China é um quinto da mesma nos Estados Unidos e a quantidade do mesmo na India é um déximo nono da mesma nos Estados Unidos. Portanto, dá para compreender a argumentação de paises pobres que não tem como aceitar a obrigação de corte de gás no mesmo nível que paises desenvolvidos.
Entretanto, a ameaça de aquecimento globar vai espalhando independente de essa desculpa. O tratado sobre esquema de mudança climática definiu que tanto paises desenvolvidos quanto paises em vias de desenvolvimentos assumem "responsabilidade comum mas diferenciada". Como é que vai concretizar essa responsabilidade dos paises em vias de desenvolvimento? Esquematizar é um tema grande após o protocolo de Quioto.
O que é mais importante é a abordagem pelos novos paises emergentes. Ultimamente a China anda mostrando uma postura de assumir o dever correspondente depois do protocolo de Quioto. Deve ter sentido o risco de que não pode se desejar um desenvolvimento contínuo sem considerar o ambiente global. É uma ação favorável.
No editorial titulado "proposta: a nova estratégia do Japão" que nós apresentamos anteriormente insistimos que impor dever de corte de emissão de gás à China e a India é a função de diplomacia ambiental do Japão.
Para tanto,nós precisamos cooperar ativamente através de tecnologia de economia de energia e medida contra poluição ambiental.Não tem necessidade de criar uma estrutura economica que "consume energia em excesso" como paises desenvolvidos. Desde início vai ajudando para construir um tipo de sociedade que economiza energia. Isso beneficiará tanto para paises como China quanto para o globo.
Gostariamos de utilizar o apoio governomental para os paises em vias de desenvolvimento de maneira eficiente neste ramo.Quanto a transferência de tecnologia, nós precisamos pensar num sistema para preservar os direitos intelectuais das empresas japonesas com rigor.
A discussão sobre "após Quioto" começa esquentar a partir de este outono. Inclusive o congresso internacional patrocinado pelos Estados Unidos, reuniões entre paises desenvolvidos e paises em vias de desenvolvimento continuam, o congresso pelos paises que tiveram o tratado sobre o esquema de mudança climática adiministrado pelos nações unidos será realizado no Indonêsia no final do ano.
Pelo menos, procuramos um esquema de conter e diminuir a emissão de gás com participações de paises emergentes como China. Pensamos em a obrigação de algum tipo de dever.Gostaria de chegar um acordo sobre princípio tal dentro deste ano.
Para que o congresso na lagoa Touya no ano que vem seja valioso,o governo deve oferecer uma sabedoria para conseguir participações dos paises em vias de desenvolvimento.
ブラジル政府は地球温暖化問題に関して関心があるとは思えない。前回の大統領選挙終了後に当選した上院議員達が最初の国会に提出した議案が自分達の給料の引き上げなのだから、地球の将来などどうでもいいのである。だから、アマゾンの森林は政府の努力にも関わらず毎年伐採され、地球の温暖化に拍車をかけている。真面目な政治家が考えている唯一のことは、せいぜい高い安定した経済成長率の達成くらいなもので、これも次期選挙を見越してのことなのである。
ただ、真面目に考えていないのはブラジルだけではなく、インドや中国も同様だろう。なぜなら、国土と人口が大きく、資源に恵まれた国は自国内ですべて自給自足できるので、地球的視点で物事を考える必要がないのである。その最たる国がアメリカ合衆国で、それこそ自国の利益しか考えない帝国主義国アメリカが議定書を批准していない。
はっきり言って、資源がない日本くらいじゃないのだろうか?馬鹿真面目にこの問題を解決しようと努力しているのは。日本人はもっと悪知恵をつけるべきである。そうしないと今後国際社会で生き残っていけないと思う。
温暖化対策―途上国を巻き込む知恵を
中国の二酸化炭素(CO2)排出量が06年、米国を抜いて世界最大になった。そんな試算をオランダの調査機関が発表した。中国をはじめ、インドやブラジルなどの新興工業国を温暖化防止の枠組みにどのように取り込むか。この議論を早く詰めなくてはならない。
こうした国々は人口が多く、成長に伴ってCO2の排出量が急増すると予想される。2030年の排出量は、中国、インド両国だけで世界の3割を超えると国際機関は予測している。
先進国はこれまでの発展の過程で大量の温室効果ガスを出してきた。途上国も同じように発展する権利がある。だから、まず先進国側がより大きな責任を負うべきだ。こうした途上国側の言い分を京都議定書は受け入れ、先進国だけに排出削減義務を課した。
実際、1人あたりのCO2排出量では、中国は米国の5分の1、インドは19分の1しかない。先進国と同じ土俵で削減義務を言われても困る、という主張は分からないではない。
だが、地球温暖化の脅威は、そんな事情とは無関係に広がっていく。気候変動枠組み条約は、先進国と途上国が「共通だが、差異ある責任」を負うとしている。この途上国の責任をどのように具体化するか。それが「ポスト京都議定書」の枠組みづくりの大きな課題である。
とりわけ重要なのは新興工業国の取り組みだ。中国はこのところ、「ポスト京都」で応分の責任を果たす姿勢を見せている。地球環境への配慮なしに持続的な発展は望めない、との危機感があるのだろう。歓迎すべき動きだ。
私たちはさきに発表した「提言 日本の新戦略」の社説で、中国やインドなどに排出抑制の義務を負うよう促すのが日本の環境外交の役割だと主張した。
そのために、省エネ技術や公害対策で積極的に協力の手を差し伸べるべきだ。先進国と同じように「エネルギーがぶ飲み」の経済構造をつくる必要はない。最初から省エネ型の経済社会を建設するよう支援していく。それが中国などにとっても、地球にとっても利益になる。
政府の途上国援助(ODA)をこの面で有効に使いたい。技術の移転にあたっては、日本企業の知的財産権をきちんと守る仕組みも考えなければならない。
「ポスト京都」をめぐる論議は、この秋から本格化する。米国が主宰する国際会議を含め、先進国と主要途上国による協議が続き、年末には国連の気候変動枠組み条約締約国会議がインドネシアで開かれる。
少なくとも、中国など新興工業国が参加する形で排出を抑制、削減する枠組みを目指す。何らかの義務づけを考える。こうした基本については、年内に合意にこぎつけたい。
来年の洞爺湖サミットを価値あるものにするためにも、政府は途上国の参加を後押しするような知恵を出すべきだ。
Medida para aquecimento global
-envolvendo os países em vias de desenvolvimento
A quantia de emissão do dióxido de carbono da China ficou o maior no mundo em 2006 superando a dos Estados Unidos. A orgão holandesa de pesquisa apresentou essa estimativa. Como vai abordar a esquema de prevençao do aquecimento global pelos novos paises emergentes tais como China, India e Brasil. Nós precisamos lidar com esta questão rápido.
Preve-se que a quantidade de emissão do dióxido de carbono vai aumentar subitamente conforme o desenvolvimento, pois populações desses paises são bem maiores. Uma orgão internacional estima que a quanidade de emissão pela só China e Índia superará 30 % da quantidade total da emissão do mundo inteiro em 2030.
Os paises desenvolvidos vem emitindo gás em grande escala que tinha efeito estufa ao longo de desenvolvimento até agora.Os paises em vias de desenvolvimento também têm mesmo direito para se desenvolverem como paises desenvolvidos.Portano, os paises desenvolvidos devem tomar responsabilidades maiores em primeiro lugar. Aceitando uma desculpa tal dos paises em vias de desenvolvimento, o protocolo de Quioto impôs a obrigação de corte da emissão de gás apénas aos paises desenvolvidos.
Na verdade, a quantidade de emissão do dióxido de carbono por pessoa na China é um quinto da mesma nos Estados Unidos e a quantidade do mesmo na India é um déximo nono da mesma nos Estados Unidos. Portanto, dá para compreender a argumentação de paises pobres que não tem como aceitar a obrigação de corte de gás no mesmo nível que paises desenvolvidos.
Entretanto, a ameaça de aquecimento globar vai espalhando independente de essa desculpa. O tratado sobre esquema de mudança climática definiu que tanto paises desenvolvidos quanto paises em vias de desenvolvimentos assumem "responsabilidade comum mas diferenciada". Como é que vai concretizar essa responsabilidade dos paises em vias de desenvolvimento? Esquematizar é um tema grande após o protocolo de Quioto.
O que é mais importante é a abordagem pelos novos paises emergentes. Ultimamente a China anda mostrando uma postura de assumir o dever correspondente depois do protocolo de Quioto. Deve ter sentido o risco de que não pode se desejar um desenvolvimento contínuo sem considerar o ambiente global. É uma ação favorável.
No editorial titulado "proposta: a nova estratégia do Japão" que nós apresentamos anteriormente insistimos que impor dever de corte de emissão de gás à China e a India é a função de diplomacia ambiental do Japão.
Para tanto,nós precisamos cooperar ativamente através de tecnologia de economia de energia e medida contra poluição ambiental.Não tem necessidade de criar uma estrutura economica que "consume energia em excesso" como paises desenvolvidos. Desde início vai ajudando para construir um tipo de sociedade que economiza energia. Isso beneficiará tanto para paises como China quanto para o globo.
Gostariamos de utilizar o apoio governomental para os paises em vias de desenvolvimento de maneira eficiente neste ramo.Quanto a transferência de tecnologia, nós precisamos pensar num sistema para preservar os direitos intelectuais das empresas japonesas com rigor.
A discussão sobre "após Quioto" começa esquentar a partir de este outono. Inclusive o congresso internacional patrocinado pelos Estados Unidos, reuniões entre paises desenvolvidos e paises em vias de desenvolvimento continuam, o congresso pelos paises que tiveram o tratado sobre o esquema de mudança climática adiministrado pelos nações unidos será realizado no Indonêsia no final do ano.
Pelo menos, procuramos um esquema de conter e diminuir a emissão de gás com participações de paises emergentes como China. Pensamos em a obrigação de algum tipo de dever.Gostaria de chegar um acordo sobre princípio tal dentro deste ano.
Para que o congresso na lagoa Touya no ano que vem seja valioso,o governo deve oferecer uma sabedoria para conseguir participações dos paises em vias de desenvolvimento.
※コメント投稿者のブログIDはブログ作成者のみに通知されます