文明のターンテーブルThe Turntable of Civilization

日本の時間、世界の時間。
The time of Japan, the time of the world

Algo para além disso é o que molda o melhor do mundo, e isso é uma dádiva do céu.

2025年03月13日 17時41分01秒 | 全般
P.S. Algo mais do que isso é o que molda o melhor do mundo, e isso é uma dádiva do céu.
30 de junho de 2024
Na véspera de Ano Novo de 2020, soube que um génio dos pesos-pesados chamado Natsuho Murata tinha aparecido na cena do violino japonês.
Comecei a ouvir música clássica no YouTube porque achei que não fazia sentido ver o Kohaku Uta Gassen da NHK.
Como já referi, quando estudava no liceu Sendai Dai-ni, o meu professor pediu-me para ficar na Universidade de Quioto e “carregar a Universidade de Quioto às costas”.
Depois de um infortúnio familiar ter fechado a porta à minha carreira académica, passei a ouvir todos os dias as emissões de música clássica na NHK FM.
Todos os dias, não importava o que acontecesse.
Subscrevi uma revista sobre emissões em FM e via e ouvia todos os programas.
Até gastei o meu último cêntimo num conjunto completo de gravações em LP de “La Bohème” de Renata Tebaldi.

Eu era o tipo de pessoa a quem a pessoa responsável pela edição da coleção de finalistas se referiu como “Há três Ks nas artes e humanidades. Um deles irá certamente deixar uma grande marca no mundo literário japonês”.
Levei uma vida que se desviou muito da vida que me tinha sido prometida.
Passei algum tempo em Tóquio e Quioto e, por fim, vivi a minha vida como diretor de uma empresa em Osaka.

No que respeita à música, dediquei-me inicialmente ao piano.
Sempre que um pianista de renome mundial vinha ao Japão para atuar em Tóquio ou Osaka, eu ia sempre.
No entanto, a partir de uma certa altura, raramente assistia a espectáculos.
Em vez disso, passava os dias a cantar canções de vários géneros com o acompanhamento de pianistas no seu bar favorito em Kitashinchi, Osaka, quase todas as noites.
O custo disto também não era desprezível.
Há um concurso internacional em que a atuação do pianista é filmada diretamente de cima.
Quando estava a ver as filmagens, apercebi-me de uma coisa.
O pianista também memoriza a música através do dedilhado.
O mesmo acontece com o violino.
O meu bom amigo descreveu as mãos de Naho Murata como “como as de um bebé”.
Eu pensei a mesma coisa.

No mundo do basebol japonês, apareceram dois génios de primeira classe.
Shohei Ohtani e Roki Sasaki.
Coincidentemente, ambos são da província de Iwate.
Quando Roki Sasaki entrou para o escalão profissional, a maioria dos comentadores profissionais de basebol, incluindo Kiyoshi Nakahata, disse que demoraria algum tempo a lançar na equipa principal.
Fiquei surpreendido quando o vi a jogar à bola no campo pela primeira vez.
A forma como o seu braço se dobrava era extraordinária.
Eu nunca tinha visto uma forma tão boa antes.
Nunca tinha visto Ohtani a jogar à bola, por isso Sasaki foi o primeiro.

Ele seria imediatamente titular na equipa principal.
A segunda equipa não é brincadeira.
Ninguém consegue acertar na bola dele.
O meu editorial também chegou a Kiyoshi Nakahata e ao apresentador da TV Tokyo.
Isto porque eu também tinha criticado Kiyoshi Nakahata, dizendo que ele era cego como um morcego.
Nakahata corrigiu imediatamente a sua afirmação anterior, foi ao campo de treinos para a verificar e disse: “Quero vê-lo na equipa principal o mais depressa possível. Não posso esperar”.
Como sabem, foi assim que aconteceu.
Nakahata é um insider, e eu sou um outsider.
Quem está de fora costuma fazer mudanças significativas.
Os de dentro são de dentro, e é por isso que a sua visão é turva.
E por isso tomam as decisões erradas.
Não é exagero dizer que tornar-se um insider é o mesmo que tornar-se uma pessoa comum.
Desde muito jovem, sempre disse às pessoas que me rodeavam.

O que é um génio?
“Um génio é alguém cuja mente é um quadro em branco. É por isso que pode absorver tudo”.
O que é uma pessoa normal?
“Uma pessoa normal é alguém cuja mente é um quadro negro coberto pelas suas próprias palavras (e pelas palavras dos outros também). É por isso que não consegue absorver nada.”

Natsuho Murata é um génio inegável.
Tem um conhecimento vasto e ilimitado de todos os sons e de todos os compositores.

O meu bom amigo é um dos grandes génios.
Através da minha boa amiga, Natsuho Murata, acrescentei outra definição a “génio”.
O que é um génio?
A caraterística que define um génio é a inocência.
Como a palavra sugere, a Inocência é um estado de espírito livre do mal.
Por outras palavras, e isto é óbvio, um génio é o oposto polar de uma pessoa má.

As mãos de Natsuho Murata eram distintas.
O meu bom amigo descreveu-as como “como as mãos de um bebé”.

Ao contrário de Himari, que apareceu quatro anos mais tarde, Natsuho Murata entrou para a Escola de Música de Tóquio como um único aluno bolseiro.
Foi por isso que pudemos assistir ao seu concerto a 10 de março.
Poder vê-la atuar ao vivo foi uma verdadeira felicidade.
Decidimos assistir a todos os seus concertos no Japão.

No dia 26 de maio, ela actuou com a Orquestra Sinfónica de Ibaraki na sua cidade natal, Mito City.
Viajámos de Osaka para Mito e voltámos num único dia.
Mudámos o nosso comboio de regresso para um mais tarde do que o original, para podermos relaxar e desfrutar do concerto.
Ficámos sentados no meio da segunda fila.
Não podíamos ter ficado mais felizes.
Quando saímos da sala, ainda a desfrutar da nossa apreciação pelo seu desempenho e da nossa sensação de felicidade, para nossa surpresa, ela estava no átrio, a interagir com os seus fãs.
Juntámo-nos imediatamente a ela.
Eu disse-lhe que era um “gira-discos da civilização” e apertei-lhe a mão com naturalidade.
Fiquei surpreendido porque a mão dela era incrivelmente macia.
Talvez por isso as palavras tenham saído inconscientemente.
Acabo de vir de ouvir Perlman, mas tu foste melhor do que Perlman. Por outras palavras, é a melhor do mundo”.
Eu tinha ido ouvir a sua interpretação do 3º Concerto para Violino de Saint-Saëns, que ele tinha tocado no YouTube, depois de ter ouvido interpretações de outros violinistas famosos.
A última vez que a tinha ouvido tocar foi quando Itzhak Perlman actuou.

A razão pela qual ela é a melhor é a inacreditável suavidade das suas mãos.
A capacidade intelectual é essencial para aqueles que são chamados violinistas geniais.
É este talento inato que forma os melhores do mundo.
É um talento inato dado àqueles que foram abençoados pelos deuses da música.

Tal como Otani e Sasaki, Natsuho Murata também gera um poder inacreditável.
Ela também possui uma beleza tão delicada quanto requintada.

Já é do conhecimento geral que Otani e Sasaki são génios de classe superior.
Eles têm algo em comum.
As suas articulações dos ombros são extraordinariamente flexíveis.
Músculos incrivelmente flexíveis produzem uma força incrível.

Também produzem os sons mais delicados e bonitos que se possa imaginar.
Quando cheguei a casa, examinei as imagens das pessoas ilustres que tinha visto.
No final, só restava uma pessoa! Itzhak Perlman!
Fiquei convencido da exatidão da minha descoberta.
É que as suas mãos também eram como as palmas de um bebé.

Quando escrevi este artigo, dois violinistas eram mestres indiscutíveis do seu ofício, mas eu não tinha verificado os seus vídeos.
Parti do princípio de que a qualidade do vídeo era má, pelo que a qualidade do som também devia ser inadequada.
Ou o YouTube tinha decidido isso por mim, por isso não apareceram.
Os dois violinistas eram Isaac Stern e David Oistrakh.
Quando vi os seus vídeos, fiquei surpreendido!
Ao mesmo tempo, fiquei convencido de que a minha suposição estava correta.
Isso deve-se ao facto de ambos terem a mesma palma que Natsuho Murata.

Houve também uma outra surpresa nas filmagens de Oistrakh.
Por incrível que pareça, ele e Menuhin estavam a tocar Bach juntos.

Quando vi esta filmagem, pensei:
O governo japonês vai atribuir o Prémio de Honra Nacional a Natsuho Murata e Himari.
Por outras palavras, seremos reconhecidos como “tesouros nacionais”.
Pela primeira vez, transmitiremos Natsuho Murata e Himari ao mundo simultaneamente como os actuais Oistrakh e Menuhin, mediante pagamento, como um país.
Se a Natsuho quiser tocar um Stradivarius nessa altura, compraremos o melhor Stradivarius e dá-lo-emos a ela como pagamento.
Mesmo assim, receberão muitos trocos.
Por coincidência, a palma da mão de Himari é do tipo Menuhin, por isso ainda mais.
O governo devia perceber que temos duas pessoas no Japão ao mesmo tempo, como as duas pessoas no vídeo acima, Oistrakh e Menuhin, e que é um milagre termos duas pessoas, Natsuho Murata e Himari, que é quatro anos mais nova do que ela.
Deveríamos ser promovidos como uma política nacional.
A Coreia do Sul tem estado a vender K-pop ao mundo sob o nome de K-pop, que não tem qualquer musicalidade.
Chegou mesmo a atingir o primeiro lugar nas tabelas da Billboard!
Apesar de existirem dois dos melhores e mais genuínos músicos do mundo, o governo não está a fazer nada.
Também neste aspeto, é um governo verdadeiramente insensato.
A atitude do governo opõe-se diretamente aos nomes gloriosos do passado do Japão, como o Príncipe Shotoku, Murasaki Shikibu, Sei Shonagon, Nobunaga, Hideyoshi e Ieyasu.
Ah, se ao menos o Sr. Abe estivesse aqui...
A minha proposta, feita por outro génio super-duper que fez uma descoberta importante que ficará na história do mundo, teria sido entregue prontamente.
Não, eu tê-la-ia entregue de certeza.
Este artigo continua.

30/6/2024.
Havia um violinista que me tinha esquecido de verificar.
Acabei de o ver no YouTube.
Pinchas Zukerman.
Para minha surpresa, ele tinha a mesma palma que Natsuho.
David Oistrakh, Isaac Stern, Itzhak Perlman, Pinchas Zukerman e Natsuho Murata.
Não é exagero dizer que esta é uma das descobertas mais significativas do século XXI.



最新の画像もっと見る

コメントを投稿

ブログ作成者から承認されるまでコメントは反映されません。