文明のターンテーブルThe Turntable of Civilization

日本の時間、世界の時間。
The time of Japan, the time of the world

Este artigo também prova que acertei em cheio no capítulo anterior.

2024年08月31日 17時47分05秒 | 全般
“Nobunaga era um grande homem.”
Ninguém merece mais o Prémio Nobel da Literatura do que Masayuki Takayama.
08 de dezembro de 2022
O texto que se segue foi retirado da coluna de Masayuki Takayama na última parte da edição de hoje do Shukan Shincho.
Este artigo prova também que ele é o único jornalista do mundo do pós-guerra.
Este artigo prova também que acertei em cheio no capítulo anterior.
É uma leitura obrigatória não só para o povo japonês, mas para o povo de todo o mundo.

Nobunaga era um grande homem.
Javé, o Deus do judaísmo, criou os céus, a terra e todas as coisas, incluindo os seres humanos.
Mas foi um pouco descuidado e criou o Deus Baal e muitos outros deuses, pelo que acabou por dar a ordem ao povo judeu para não adorar outros deuses.
O povo obedeceu, mas Javé agora dizia: “Não faleis o meu nome em excesso”.
Foi-lhes dito para não dizerem: “Deus, ajuda-me”, ou para pedirem ajuda a Deus.
Javé também odeia as pessoas LGBT, e a cidade de Sodoma foi reduzida a cinzas.
Neste aspeto, os deuses japoneses são diferentes. São dedicados ao seu povo.
Se houver uma calamidade, Deus purifica-a e lança-a no rio. O deus do rio passa-o ao deus do mar e, finalmente, o deus do fundo das águas enterra-o.
O deus do rio teve uma pequena aparição em “Spirited Away”.
O Santuário de Ise Jingu, o Santuário de Suwa Taisha e o Santuário de Toyokawa Inari, que veneram estes deuses, foram construídos na Linha Tectónica Média, uma grande falha que atravessa o arquipélago japonês.
Estão lá para reprimir os terramotos e as erupções vulcânicas causadas pela linha de falha.
As divindades japonesas, no entanto, não gostam da impureza, especialmente da morte. Em particular, detestam a morte. É por isso que os funerais nunca se realizam nos santuários.
As pessoas ficavam tão aborrecidas que davam licença aos seus criados que estavam prestes a morrer, e muitos deles morriam na estrada. 
O livro “Rashomon”, de Akutagawa, descreve uma cidade de Quioto repleta destes cadáveres.
Um monge de um templo apercebeu-se da devastação.
Quando Buda entrou no Nirvana, disse aos seus discípulos para não fazerem funerais, mas eles decidiram não lhe dar ouvidos e começaram a tratar dos mortos.
Os monges organizavam os funerais e vendiam nomes do Darma, stupas e lápides.
Era um lucro claro para o monge.
Quando o dinheiro foi ganho e o número de crentes que acreditavam seriamente no Nirvana aumentou, os sacerdotes tornaram-se presunçosos. 
Monges ferozes (armados) devastaram a capital, e o corpo de monges interveio em disputas políticas para influenciar a política.
Por volta dessa época, Hōhō Shirakawa lamentou que “o fluxo do rio Kamo e os monges guerreiros” não estavam à vontade de ninguém.
Os sacerdotes de Ikkō-shū finalmente ganharam o controlo de Kaga, e Nobunaga tomou medidas contra aqueles que abusaram das suas crenças religiosas.
Ele derrotou o Templo Ishiyama-ji, o templo principal do Ikkō-shū, e tomou o Templo Enryaku-ji da seita Tendai no Monte Hiei.
A Crónica de Nobunaga diz que ele matou todos os sacerdotes, incluindo mulheres e crianças.
O seu comportamento foi tal que Lewis Freud o condenou como “obra do demónio”.
No entanto, o escritor histórico Shiono Nanayo tem uma avaliação diferente.
Depois de Nobunaga, os sacerdotes aprenderam a conhecer o seu lugar e deixaram de se meter na política”, diz.
O Kirishitan, outra religião estrangeira, pregava o amor de Deus e dedicava-se ao comércio de escravos.
Quando Hideyoshi ensinou o jesuíta Coelho a ser um verdadeiro ser humano, Coelho revoltou-se, falou contra os senhores kirishitanos e conspirou para se vingar de Hideyoshi.
Tanto Ieyasu como Iemitsu não gostavam da natureza política destes cristãos e chegaram a matar mulheres e crianças na Rebelião de Shimabara.
Foi o momento em que os cristãos japoneses conheceram o seu lugar.
Em Cinco Avisos Públicos, o governo Meiji também proibiu estritamente o proselitismo de maus costumes, incluindo o Kirishitan.
De facto, os cristãos não progrediram fora do mar e, nos Estados Unidos, utilizaram negros escravizados até três anos antes e, quando foram proibidos, compraram coolies. 
No Japão, por outro lado, a religião era disciplinada e não causava confusão.
Mas, depois da guerra, apareceu o idiota do MacArthur. 
Esse general tolo, que foi derrotado pelo exército japonês e até fugiu diante do inimigo, não conhecia “a causa nobre” que era a fonte da força do exército japonês.
Pensou que era a fé nos deuses japoneses e impôs a Constituição do GHQ, que declarava o xintoísmo mau.
Por esta razão, a adoração do monumento às almas leais e a visita a Yasukuni foram condenadas, mas, em reação, o budismo, o cristianismo e outras religiões foram autorizados a fazer o que quisessem.
A Aum matou três membros da família de um advogado e assassinou oito pessoas em Nagano, mas até as investigações policiais foram bloqueadas com base na liberdade de religião.
A Soka Gakkai intrometeu-se em políticas que Nobunaga não aprovava e Sun Myung Moon, apoiado pelo Asahi Shimbun através da mentira sobre as mulheres de conforto, obrigou os japoneses a pagar dinheiro para expiar os seus pecados e encorajou as mulheres japonesas a tornarem-se escravas sexuais dos coreanos.
Na sequência da irreverência de Sun Myung Moon, a Dieta, pela primeira vez, pegou num bisturi para uma heresia que não o xintoísmo e apercebeu-se do seu mal - ou melhor, do seu mal da cabaça.
As religiões estrangeiras não agradam aos japoneses.
Os deuses japoneses são os melhores.




22024/8/26 in Onomichi

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