31 de agosto de 2019
O texto que se segue foi retirado de um artigo de Kazue Fujiwara publicado na edição deste mês da revista mensal Sound Argument, que foi posta à venda ontem. O texto que se segue foi retirado do artigo de Kazue Fujiwara, “Destroying the NHK Logically”, publicado na edição deste mês da Sound Argument, uma revista mensal lançada ontem.
Todos os leitores perspicazes saberão que ela é, de facto, algo mais, com uma mente altamente lúcida.
A edição deste mês da Sound Argument é mais uma leitura obrigatória, não só para os cidadãos japoneses mas também para as pessoas de todo o mundo.
O preâmbulo foi omitido.
Documentários tendenciosos
Até agora, tenho discutido os problemas estruturais da NHK.
Até agora, temos estado a discutir os problemas estruturais da NHK, mas, a partir de agora, gostaríamos de analisar especificamente se o conteúdo dos noticiários da NHK é adequado e cumpre os requisitos da radiodifusão pública, que são a autonomia, a justiça, a imparcialidade e o apartidarismo.
Entre os conteúdos noticiosos da NHK, os programas documentais são frequentemente questionados.
Embora muitos dos documentários da NHK sejam excelentes em princípio e nos sensibilizem para a importância da radiodifusão pública, alguns deles tratam da história moderna e contemporânea.
São tendenciosos e baseiam-se num ponto de vista histórico unilateral.
O especial da ETV sobre o Tribunal Internacional de Crimes de Guerra das Mulheres sobre a Escravatura Sexual Militar do Japão, que condenou o Imperador de Showa por violação sem base legal, “Wartime Sexual Violence Questioned”, e o especial da NHK “Japan Debut: Asia's First-Class Nation”, que utiliza abundantemente a técnica de ‘cherry-picking’ para tirar conclusões com base em informações convenientes. Especial da NHK “Estreia no Japão: A nação asiática de primeira classe” é um exemplo típico de um programa deste género, criticado por muitas pessoas de vários quadrantes.
Uma caraterística comum destes documentários de história moderna é o facto de estimularem continuamente os telespectadores com música de fundo que suscita emoções negativas.
Os espectadores são induzidos a ter emoções negativas como ansiedade, medo, raiva, tristeza e infelicidade por esta [emoção musical].
Este tipo de reportagem tendenciosa continua mesmo na era do Reiwa, e o especial da NHK “Assim morre a ‘liberdade’”, transmitido a 12 de agosto de 2019, foi uma peça incoerente que carecia de um princípio indutivo válido.
A peça desenvolveu uma história não verificável de que as reivindicações de um meio de comunicação fraco, o Nihon Shinbun, manipularam o governo para tirar a liberdade do Japão e caíram no [ post hoc ergo propter hoc ] de identificar acriticamente eventos que ocorreram antes e depois como causa e efeito.
O que é necessário para a radiodifusão pública é “relatar” e “comentar” os factos, e a “interpretação” arbitrária do produtor e a “direção” da música, da emoção, etc., que levam à indução em massa, são prejudiciais para o público.
Enquanto a NHK continuar a produzir este tipo de obras, não está apta a ser uma estação pública de radiodifusão.
Notícias e comentários inadequados
Os noticiários da NHK são excelentes, na medida em que relatam os pontos principais dos factos de uma forma simples, direta e sem rodeios e esclarecem as questões.
Os apresentadores dos noticiários têm uma excelente capacidade de locução e os sotaques sensacionalistas, familiares na radiodifusão comercial, são quase inexistentes.
No entanto, não satisfaz plenamente as exigências do serviço público de radiodifusão, como a autonomia, a equidade e a imparcialidade.
Nas conversas de estúdio, os pivôs exprimem muitas vezes os seus valores pessoais (na realidade, os valores do “programa”, uma vez que lêem um guião) ou fazem comentários que apelam às emoções, e observam-se também muitas vezes outras situações que carecem da consciência de ser um serviço público de radiodifusão.
Vamos analisar esta questão utilizando como exemplo o News Watch 9.
“O Japão vai apertar os controlos sobre as exportações da Coreia do Sul”
Arima: É realmente lamentável. É uma pena que esta situação tenha chegado a este ponto. (1 de julho de 2019)
“O Japão vai apertar invulgarmente os controlos das exportações para a Coreia do Sul”
Kuwako: Não estão a acontecer coisas boas nem para o Japão nem para a Coreia do Sul.
Apresentador Arima: Espero que possamos evitar uma situação em que as tensões políticas se estendam às actividades económicas. (2 de julho de 2019)
“Para onde está a ir a relação Japão-Coreia?
Locutor Kuwako: É preocupante que haja até movimentos para minar as relações amigáveis com o povo da Coreia do Sul que foram construídas até agora.
Locutor Arima: É esse o objetivo, não é? Não quero pensar na atual administração Moon e no povo da Coreia na mesma frase. (16 de julho de 2019)
[anotação].
O papel da radiodifusão pública não é expressar os valores, sentimentos e desejos particulares de um programa para o público, mas sim proporcionar um controlo lógico dos três poderes do país e das potências estrangeiras.
É um desvio do papel do serviço público de radiodifusão manifestar subitamente o seu arrependimento ou fazer exigências sem explicar os motivos racionais.
“20 milhões necessários para a reforma”
Locutor do Kuwako: Chegou a altura de o governo admitir que não podemos continuar a deixar a nossa reforma apenas nas mãos do governo. É difícil. (7 de junho de 2019)
Anna Arima: Gostaria que me explicasse como é que o sistema de pensões, que afirma ser seguro durante 100 anos, é seguro. (12 de junho de 2019)
[anotação].
Para começar, a “segurança centenária” das pensões indica que o sistema de pensões é seguro durante 100 anos e não significa que o governo garante a vida de todos na velhice.
Se uma declaração tão ignorante amplia a confusão do público, não pode ser considerada uma emissora pública.
“Para onde vão os resíduos nucleares?”
Kuwako Anna: Não me parece realista ouvir que o levantamento topográfico e a construção do depósito vão demorar 30 anos, ainda mais quando ainda precisamos de arranjar um local candidato.
Anna Arima: Tenho até uma sensação de ansiedade de que o depósito se vá perder. (18 de abril de 2019)
“Central nuclear de Fukushima, água tratada em tanques”.
Ana Kuwako: O único porto de pesca que resta foi finalmente reaberto há duas semanas em Fukushima. É natural que não se queira que a água dos tanques seja libertada no oceano ou na atmosfera. (9 de agosto de 2019)
Nota: A entidade que deveria estar em posição de suprimir rumores, analisando com competência a segurança de medidas como a eliminação geológica de resíduos radioactivos de alto nível e a libertação de água tratada de centrais nucleares, não está qualificada para ser um organismo público de radiodifusão se se limitar a amplificar rumores apelando às emoções.
Neste artigo, analisámos a estrutura e o conteúdo das emissões da NHK e apontámos os seus problemas.
O povo deve governar a radiodifusão pública e não os três poderes ou os organismos de radiodifusão.
Com base neste princípio, é vital destruir logicamente o sistema atual e construir um serviço público de radiodifusão com o qual todos os cidadãos possam concordar.
2024/8/17 in Maiko