13 de março de 2021
O texto que se segue foi retirado de uma coluna de Takayama Masayuki, que aparecerá no último número do Weekly Shincho, atualmente à venda.
Este artigo prova também que ele é o único jornalista do mundo do pós-guerra.
Este artigo prova também que ele merece o Prémio Nobel da Literatura ou o Prémio da Paz mais do que qualquer outra pessoa.
É um dos melhores artigos do século XXI.
Nenhum japonês inteligente leria este artigo sem chorar e se indignar.
Uma Constituição que discrimina
Zhu Yuanzhang, o primeiro imperador da dinastia Ming, também se preocupava com a defesa nacional.
O país mais poderoso da região era o Japão.
Por isso, o próprio Zhu Yuanzhang ordenou por escrito que se melhorasse o armamento mais recente, os canhões de bronze, tendo ao mesmo tempo o cuidado de não divulgar os métodos de fabrico dessas armas aos japoneses.
No entanto, havia um problema com a pólvora.
Embora a China tivesse carvão e niter, as matérias-primas da pólvora, não havia enxofre na China porque não existiam vulcões.
O Japão tem-no em abundância.
O comércio é uma opção, mas os japoneses perguntar-se-ão por que razão querem tanto enxofre.
Então, Zhu Yuanzhang voltou a sua atenção para as ilhas Ryukyu.
Uma ilha vulcânica a norte de Okinawa produzia uma fonte inesgotável de enxofre.
O imperador enviou cerca de 36 chineses a Ryukyu para o ajudar a vender enxofre como tributo e, em troca, deu ao rei de Ryukyu uma enorme quantidade de dinheiro e tesouros.
O rei ficou muito feliz e tratou os chineses com muito carinho. Era o “Kume 36 Sobrenomes”.
Quando a dinastia morreu, os chineses começaram a exercer poder e a controlar o mundo político e empresarial de Okinawa.
O ex-governador Hirokazu Nakaima é um de seus descendentes.
Alguns okinawanos até se sentiam lisonjeados por eles.
Um deles foi Onaga Takeshi, que na altura era presidente da câmara da cidade de Naha.
Ele ofereceu o terreno do Parque Matsuyama para o “Shiseibyō”, onde os descendentes consagram os seus antepassados.
O aluguer anual do terreno, no valor de 6 milhões de ienes, estava, obviamente, isento.
Os cidadãos ficaram indignados.
Porque é que a cidade está a apoiar um santuário chinês Miao?
Perguntaram: “Isto não é uma violação do artigo 20º da Constituição, que diz: ”Não deve ser dado dinheiro a nenhuma religião?”
O Supremo Tribunal decidiu recentemente que era inconstitucional.
Pode parecer uma conclusão precipitada, mas chocou os membros da comunidade religiosa.
Ninguém fala sobre isso, mas sabem que MacArthur escreveu a Constituição japonesa.
Toda a gente sabe que, de acordo com a intenção de MacArthur, “qualquer religião”, no artigo 20º da Constituição, se refere apenas ao xintoísmo e não a outras religiões.
De facto, o próprio MacArthur chamou 1500 missionários com dinheiro do governo japonês para espalhar o cristianismo.
Ele também fez com que o governo providenciasse convenientemente o local da Universidade Cristã Internacional.
A cidade de Nagasaki transformou o local da execução de Nichiren Batenren num parque urbano e decorou-o com estátuas de 26 santos.
O então Vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros, que venerava Nichiren Shoshu, ordenou que Daisaku Ikeda fosse tratado como convidado de Estado pelas embaixadas japonesas quando visitasse a Ásia.
O governo arcou com os custos.
Estes são exemplos de “favores do Estado ou do governo local a uma determinada religião”, mas o artigo 20º da Constituição é uma “cláusula de extermínio do xintoísmo”.
Outras religiões têm-se safado sem que ninguém as processe.
O juiz pensa da mesma forma.
Até o disse em tribunal.
Um bom exemplo é o processo do Monumento aos Mortos Leais de Minoh, em 1976.
A cidade transferiu o monumento aos mortos leais, que consagra 300 residentes de Minoh que morreram na guerra, para um local diferente com fundos públicos e acompanhou a cerimónia fúnebre.
Os cristãos de Minoh processaram a cidade, alegando que esta ação era inconstitucional.
No Tribunal Distrital de Osaka, um juiz cristão, Yoshinaga Furusaki, fez o seguinte comentário hostil: “O monumento aos mortos leais é um instrumento do militarismo que glorifica a morte em lealdade ao imperador”.
Também criticou os japoneses por serem extremamente sem princípios na sua religião. E explicou as razões que o levaram a declarar o monumento inconstitucional: “Para estabelecer a separação entre a Igreja e o Estado, tal como consta da nova Constituição, temos de continuar a aderir a isto (uma atitude indelicada em relação ao Xintoísmo).”
O tribunal decidiu também que o presidente da câmara envolvido deveria ser multado consideravelmente.
O texto principal era tacanho e cruel, típico dos cristãos.
Essa atitude de “só atacar o xintoísmo” não mudou até hoje, mas a decisão do Supremo Tribunal não abriu excepções para “qualquer religião”.
É um choque para os monges.
Significa que as organizações católicas, que fizeram com que o governo convidasse o Papa e que fizeram fortuna com donativos, já não podem esperar apanhar o raio numa garrafa duas vezes.
O Supremo Tribunal reuniu um grande grupo de juízes para tomar esta decisão.
Catorze e quinze juízes alteraram a interpretação convencional de que só o xintoísmo devia ser atormentado, mas eu gostaria que tivessem ido mais longe.
É essa a intenção legislativa do artigo 20º.
Há claramente uma recomendação de discriminação e tormento nesse artigo.
Que bizarro.
É claramente visível na renúncia do preâmbulo à independência nacional e na cláusula sobre o imperador simbólico.
A Constituição é uma massa de malícia.
Gostaria que pelo menos uma pessoa tivesse argumentado, ao lado, que seria divertido impedi-la.

2024/7/8 in Akashi